Quando uma empresa decide melhorar seus processos em busca de um objetivo (atender melhor, aumentar o market share, aumentar as vendas, entre tantos outros possíveis), é comum entender que o novo software, apenas por ter sido comprado, resolverá tudo. Ledo engano!
Para uma implantação bem-sucedida, a combinação de três fatores são essenciais: Cliente engajado, consultoria qualificada e uma plataforma estável e escalável. Trata-se de um tripé e, se alguma dessas bases falhar, o projeto não será bem-sucedido.
Por que escolher um projeto Salesforce?
Ao optar pela Salesforce, um dos pilares de sucesso já foi atendido, que é a plataforma mais confiável e que está em permanente melhoria. Porém, ainda temos dois pilares que precisam de atenção, já que a plataforma por si não está adaptada ao negócio. Se faz necessário configurar e personalizar de acordo com os requisitos, objetivos e processos da empresa.
Neste ponto, uma perfeita integração entre a consultoria e o cliente é mandatória.
O cliente possui um conhecimento profundo das suas operações e desafios, que são únicos para cada empresa. Essa visão é fundamental para configurar o Salesforce de forma a atender às necessidades específicas do negócio. Dessa forma, sua participação ativa em todas as etapas do projeto garante que o sistema seja personalizado de forma eficiente e atenda às expectativas do negócio.
A importância de uma consultoria especializada
Uma consultoria engajada e especializada em implementação Salesforce oferece um conjunto de habilidades e conhecimentos cruciais para garantir o sucesso de uma implantação ao adotar essa poderosa plataforma de CX.
Aqui na Sys já implementamos projetos de todos os tamanhos e nos mais variados clientes, sempre com sucesso. A seguir vamos listar alguns pontos de atenção e que buscamos sempre evitar!
Escolha do usuário-chave
O usuário chave, também chamado de PO (Product Owner) no projeto, deve ter profundo conhecimento do dia a dia da empresa, processos, gaps e expectativas a serem atendidas e, além disso, disponibilidade para acompanhar todas as etapas do projeto priorizando, acompanhando e ajudando a identificar e mitigar os riscos do projeto.
Uma pessoa sem o conhecimento adequado e comprometimento com o sucesso do projeto pode levar a escolhas erradas, configurações inadequadas, processos sem aderência ao negócio e impacto em outros processos que este desconhece, o que vai levar inevitavelmente a retrabalho e atraso na entrega do projeto.
Mudanças de processo
Após dedicar tempo para entender profundamente o negócio do cliente, conhecer seus processos e objetivos, é comum a consultoria propor algumas mudanças no processo de forma a oferecer uma solução que realmente gere valor e extraia o máximo do Salesforce.
Alguns clientes tendem a não aceitar as mudanças sugeridas e optam por uma solução extremamente customizada e burocrática, que trará complexidade desnecessária na implementação e posteriormente em sua manutenção.
Administradores Salesforce
Ter muitos usuários administradores, essencialmente usuários fora da TI, acaba implicando em problemas futuros, a falta de limitação de funcionalidades, falta de governança e planejamento sobre o que é configurado dentro da ferramenta pode causar sérios problemas de sobreposição e conflitos no funcionamento do App, retrabalho e complexidade desnecessária.
Envolvimento da TI
É muito improvável que o Salesforce execute sozinho, sem estar integrado a (muitos) outros sistemas. Aqui na Sys, nunca implementamos o Salesforce assim, sozinho. Dessa forma, a troca de informações entre sistemas é um dos pontos altos da automação e melhora de processos.
Nesse sentido, a Sys atuará com a TI do cliente (ou outras consultorias que atendem outras plataformas) para que a troca de informações entre sistemas seja ágil, segura e eficiente. Durante o projeto, espera-se que a TI esteja conosco a todo momento e atenda ao cronograma ou sprint onde a integração está envolvida.
Envolvimento da equipe no processo
Todo o projeto tem um PO associado e quem, efetivamente, faz o projeto andar pelo lado do cliente. Contudo, não se espera que esse PO defina sozinho todos os fluxos de todos os times que usufruírão das benesses do Salesforce. Esperamos e pedimos ao PO que consulta, se reúna e traga outros usuários para a definição das histórias e dos requisitos, enriquecendo a discussão e criando um ambiente muito bom para a aceitação do novo fluxo melhorado com o Salesforce.
Escolha da consultoria
Uma consultoria que não tenha conhecimento profundo em todos os módulos Salesforce, profissionais qualificados e certificados e experiência comprovada em implantação de projetos possivelmente oferecerá uma solução com muitas customizações desnecessárias, por desconhecer todo potencial e detalhes da plataforma, levando a desgaste com o cliente, lentidão na plataforma, perda de funcionalidades nativas, projeto infinito e muitos outros problemas.
Aqui na Sys somos vidrados em tecnologia e, em especial, transformar a tecnologia em solução para os problemas de nossos clientes. Para isso, nos postamos como uma consultoria especializada e engajada, com um time fortíssimo de gestores, arquitetos, analistas de negócios, configuradores e desenvolvedores e todos os demais especialistas necessários ao sucesso da entrega.
Nossas entregas seguem padrões de qualidade, configuração e gestão muito firmes e adaptadas àquele cliente. Nos posicionamos como a escolha perfeita aos clientes que desejam, efetivamente, melhora em seus processos.
Texto escrito por Erika Dias – Business Analyst