Em alusão à criação do primeiro computador da história – o Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer (ou simplesmente ENIAC) –, 15 de agosto é considerado oficialmente como o Dia da Informática. Portanto, é a data perfeita para relembrar as conquistas e celebrar todos os benefícios que a informatização trouxe para a sociedade.
Naturalmente, todos os setores foram impactados com o avanço da tecnologia e, consequentemente, tiveram acesso a ferramentas importantes para evoluir. No entanto, as empresas puderam ver, de perto, como o investimento no digital pode contribuir para reduzir o caminho rumo ao sucesso.
Quer entender um pouco da evolução que a tecnologia trouxe ao mundo empresarial? Nós separamos 6 benefícios que ela pode garantir para qualquer empresa!
Como uma empresa informatizada pode ter mais benefícios?
Não precisa ir muito longe para descobrir que a tecnologia nas empresas costuma oferecer uma série de vantagens. Inclusive, até mesmo as organizações que ainda estão começando a investir na digitalização percebem a quantidade de mudanças positivas que ela pode proporcionar.
Crescimento, eficiência e competitividade de mercado são apenas alguns dos benefícios que uma empresa informatizada garante. Por isso, que tal descobrir os prós para saber onde investir? Confira abaixo e descubra quais deles se encaixam no seu negócio!
1. Operações mais eficientes
Os dois principais objetivos de uma operação eficiente são: redução de gastos e otimização de recursos, e nisso a tecnologia pode contribuir bastante. Processos automatizados tendem a ser feitos com mais rapidez e precisão. Além disso, não envolve, necessariamente, um funcionário que poderia estar focado em uma tarefa mais estratégica.
Um exemplo disso é o Field Service, da Saleforce. A ferramenta é perfeita para aumentar a produtividade das equipes de campo, que, para algumas empresas, não são fáceis de gerenciar. Com ele, dá para ter acesso a roteirização, agendamento inteligente, suporte móvel e monitoramento em tempo real, o que contribui (e muito!) para o andamento das principais tarefas da operação.
2. Gestão de dados mais precisa
Quando fazemos parte de empresas sérias e comprometidas, tomar decisões com base em dados reais é uma prioridade. Afinal, a busca é por resultados que também sejam reais, concorda? Mas, devido à alta quantidade de informações, a gestão de dados pode ser comprometida quando é feita de forma manual e sem uma ferramenta adequada para a coleta, o armazenamento e a análise dos dados.
Atualmente, ferramentas tecnológicas adequadas não só armazenam, como também auxiliam na identificação de padrões não óbvios, possibilitam a personalização de ações para cada tipo de cliente, avaliam o desempenho e, sobretudo, servem como guias para a tomada de decisões estratégicas em momentos importantes.
3. Redução de custos
Há quem diga que “investir em tecnologia é caro”. No entanto, podemos garantir que isso não é uma verdade se a empresa souber fazer o investimento certo.
Imagine uma empresa que preza muito pelo bom atendimento ao cliente e, para isso, contratou diversos atendentes para responder dúvidas e solucionar problemas, muitas vezes, simples. É um investimento interessante, mas também muito alto. Optar por chatbots que respondam aos questionamentos mais básicos, por exemplo, reduziria a necessidade de tantos atendentes e, ainda assim, manteria o padrão e a quantidade de atendimentos.
Mas esse é apenas um dos exemplos de como a tecnologia das empresas podem reduzir os custos. Na verdade, há diversas formas de fazer isso em todas as áreas da empresa, da produção às vendas.
4. Minimização de erros
“Errar é humano!”. Isso mesmo, a famosa frase clichê que a maioria das pessoas usam quando dão uma mancada é, de fato, uma grande verdade. Nenhum ser humano está preparado para lidar com 100% das situações que podem acontecer e, como consequência, é natural que ocorram erros em alguns momentos.
Mas, embora seja normal, não podemos dizer o mesmo das “máquinas”. Pelo contrário. A tecnologia permite a padronização de procedimentos, simulações no ambiente virtual, realização de tarefas sem necessidade de intervenção humana, monitoramento em tempo real e emissão automática de alertas quando necessário.
5. Fortalecimento da comunicação interna
A comunicação interna de uma empresa também pode ser fortalecida com o uso de tecnologia, especialmente em organizações maiores. E não estamos falando apenas dos famosos grupos de WhatsApp e reuniões virtuais. Estamos nos referindo às dezenas de ferramentas que possibilitam interações estratégicas entre os colaboradores de diversos níveis.
Feedbacks on-line instantâneos, portais corporativos, gerenciadores de projetos, armazenamento em nuvem e plataformas colaborativas são apenas algumas das soluções que a informatização de uma empresa permite para negócios de quaisquer ramos.
6. Vendas personalizadas
Enfim, muitas pessoas não sabem, mas a tecnologia é uma aliada incrível para quem quer aumentar as vendas. E o melhor é que, além de chegar ao público-alvo com mais facilidade, também consegue personalizar ofertas e entregar exatamente o que o cliente precisa fazendo um esforço mínimo.
Plataformas de CRM (Customer Relationship Management ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente) são muito eficazes na aproximação de empresas e potenciais clientes. E quando ela é completa e eficaz, pode oferecer muito mais, incluindo todos os benefícios que citamos acima.
E se você ainda não encontrou a ferramenta perfeita para a sua empresa, a Sys4B pode te ajudar, no Dia da Informática e em qualquer época do ano. Trabalhamos com soluções personalizadas e adaptadas para as necessidades da sua empresa. Certamente, a nossa equipe de especialistas vai encontrar os recursos perfeitos para você. Fale conosco e descubra o jeito certo de alavancar o seu negócio!