Dia da Informática: 6 benefícios que a tecnologia pode trazer para a sua empresa

Compartilhe:

Dia da Informática: 6 benefícios que a tecnologia pode trazer para a sua empresa Em alusão à criação do primeiro computador da história – o Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer (ou simplesmente ENIAC) –, 15 de agosto é considerado oficialmente como o Dia da Informática. Portanto, é a data perfeita para relembrar as conquistas e celebrar todos os benefícios que a informatização trouxe para a sociedade. Naturalmente, todos os setores foram impactados com o avanço da tecnologia e, consequentemente, tiveram acesso a ferramentas importantes para evoluir. No entanto, as empresas puderam ver, de perto, como o investimento no digital pode contribuir para reduzir o caminho rumo ao sucesso. Quer entender um pouco da evolução que a tecnologia trouxe ao mundo empresarial? Nós separamos 6 benefícios que ela pode garantir para qualquer empresa! Como uma empresa informatizada pode ter mais benefícios? Não precisa ir muito longe para descobrir que a tecnologia nas empresas costuma oferecer uma série de vantagens. Inclusive, até mesmo as organizações que ainda estão começando a investir na digitalização percebem a quantidade de mudanças positivas que ela pode proporcionar. Crescimento, eficiência e competitividade de mercado são apenas alguns dos benefícios que uma empresa informatizada garante. Por isso, que tal descobrir os prós para saber onde investir? Confira abaixo e descubra quais deles se encaixam no seu negócio! 1. Operações mais eficientes Os dois principais objetivos de uma operação eficiente são: redução de gastos e otimização de recursos, e nisso a tecnologia pode contribuir bastante. Processos automatizados tendem a ser feitos com mais rapidez e precisão. Além disso, não envolve, necessariamente, um funcionário que poderia estar focado em uma tarefa mais estratégica. Um exemplo disso é o Field Service, da Saleforce. A ferramenta é perfeita para aumentar a produtividade das equipes de campo, que, para algumas empresas, não são fáceis de gerenciar. Com ele, dá para ter acesso a roteirização, agendamento inteligente, suporte móvel e monitoramento em tempo real, o que contribui (e muito!) para o andamento das principais tarefas da operação. 2. Gestão de dados mais precisa Quando fazemos parte de empresas sérias e comprometidas, tomar decisões com base em dados reais é uma prioridade. Afinal, a busca é por resultados que também sejam reais, concorda? Mas, devido à alta quantidade de informações, a gestão de dados pode ser comprometida quando é feita de forma manual e sem uma ferramenta adequada para a coleta, o armazenamento e a análise dos dados. Atualmente, ferramentas tecnológicas adequadas não só armazenam, como também auxiliam na identificação de padrões não óbvios, possibilitam a personalização de ações para cada tipo de cliente, avaliam o desempenho e, sobretudo, servem como guias para a tomada de decisões estratégicas em momentos importantes. 3. Redução de custos Há quem diga que “investir em tecnologia é caro”. No entanto, podemos garantir que isso não é uma verdade se a empresa souber fazer o investimento certo. Imagine uma empresa que preza muito pelo bom atendimento ao cliente e, para isso, contratou diversos atendentes para responder dúvidas e solucionar problemas, muitas vezes, simples. É um investimento interessante, mas também muito alto. Optar por chatbots que respondam aos questionamentos mais básicos, por exemplo, reduziria a necessidade de tantos atendentes e, ainda assim, manteria o padrão e a quantidade de atendimentos. Mas esse é apenas um dos exemplos de como a tecnologia das empresas podem reduzir os custos. Na verdade, há diversas formas de fazer isso em todas as áreas da empresa, da produção às vendas. 4. Minimização de erros “Errar é humano!”. Isso mesmo, a famosa frase clichê que a maioria das pessoas usam quando dão uma mancada é, de fato, uma grande verdade. Nenhum ser humano está preparado para lidar com 100% das situações que podem acontecer e, como consequência, é natural que ocorram erros em alguns momentos. Mas, embora seja normal, não podemos dizer o mesmo das “máquinas”. Pelo contrário. A tecnologia permite a padronização de procedimentos, simulações no ambiente virtual, realização de tarefas sem necessidade de intervenção humana, monitoramento em tempo real e emissão automática de alertas quando necessário. 5. Fortalecimento da comunicação interna A comunicação interna de uma empresa também pode ser fortalecida com o uso de tecnologia, especialmente em organizações maiores. E não estamos falando apenas dos famosos grupos de WhatsApp e reuniões virtuais. Estamos nos referindo às dezenas de ferramentas que possibilitam interações estratégicas entre os colaboradores de diversos níveis. Feedbacks on-line instantâneos, portais corporativos, gerenciadores de projetos, armazenamento em nuvem e plataformas colaborativas são apenas algumas das soluções que a informatização de uma empresa permite para negócios de quaisquer ramos. 6. Vendas personalizadas Enfim, muitas pessoas não sabem, mas a tecnologia é uma aliada incrível para quem quer aumentar as vendas. E o melhor é que, além de chegar ao público-alvo com mais facilidade, também consegue personalizar ofertas e entregar exatamente o que o cliente precisa fazendo um esforço mínimo. Plataformas de CRM (Customer Relationship Management ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente) são muito eficazes na aproximação de empresas e potenciais clientes. E quando ela é completa e eficaz, pode oferecer muito mais, incluindo todos os benefícios que citamos acima. E se você ainda não encontrou a ferramenta perfeita para a sua empresa, a Sys4B pode te ajudar, no Dia da Informática e em qualquer época do ano. Trabalhamos com soluções personalizadas e adaptadas para as necessidades da sua empresa. Certamente, a nossa equipe de especialistas vai encontrar os recursos perfeitos para você. Fale conosco e descubra o jeito certo de alavancar o seu negócio!

Em alusão à criação do primeiro computador da históriao Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer (ou simplesmente ENIAC) –, 15 de agosto é considerado oficialmente como o Dia da Informática. Portanto, é a data perfeita para relembrar as conquistas e celebrar todos os benefícios que a informatização trouxe para a sociedade.

Naturalmente, todos os setores foram impactados com o avanço da tecnologia e, consequentemente, tiveram acesso a ferramentas importantes para evoluir. No entanto, as empresas puderam ver, de perto, como o investimento no digital pode contribuir para reduzir o caminho rumo ao sucesso.

Quer entender um pouco da evolução que a tecnologia trouxe ao mundo empresarial? Nós separamos 6 benefícios que ela pode garantir para qualquer empresa!

Como uma empresa informatizada pode ter mais benefícios?

Não precisa ir muito longe para descobrir que a tecnologia nas empresas costuma oferecer uma série de vantagens. Inclusive, até mesmo as organizações que ainda estão começando a investir na digitalização percebem a quantidade de mudanças positivas que ela pode proporcionar.

Crescimento, eficiência e competitividade de mercado são apenas alguns dos benefícios que uma empresa informatizada garante. Por isso, que tal descobrir os prós para saber onde investir? Confira abaixo e descubra quais deles se encaixam no seu negócio!

Benefícios de uma empresa informatizada. Foto: Desola Lanre-Ologun/Unsplash

1. Operações mais eficientes

Os dois principais objetivos de uma operação eficiente são: redução de gastos e otimização de recursos, e nisso a tecnologia pode contribuir bastante. Processos automatizados tendem a ser feitos com mais rapidez e precisão. Além disso, não envolve, necessariamente, um funcionário que poderia estar focado em uma tarefa mais estratégica.

Um exemplo disso é o Field Service, da Saleforce. A ferramenta é perfeita para aumentar a produtividade das equipes de campo, que, para algumas empresas, não são fáceis de gerenciar. Com ele, dá para ter acesso a roteirização, agendamento inteligente, suporte móvel e monitoramento em tempo real, o que contribui (e muito!) para o andamento das principais tarefas da operação.

2. Gestão de dados mais precisa

Quando fazemos parte de empresas sérias e comprometidas, tomar decisões com base em dados reais é uma prioridade. Afinal, a busca é por resultados que também sejam reais, concorda? Mas, devido à alta quantidade de informações, a gestão de dados pode ser comprometida quando é feita de forma manual e sem uma ferramenta adequada para a coleta, o armazenamento e a análise dos dados.

Atualmente, ferramentas tecnológicas adequadas não só armazenam, como também auxiliam na identificação de padrões não óbvios, possibilitam a personalização de ações para cada tipo de cliente, avaliam o desempenho e, sobretudo, servem como guias para a tomada de decisões estratégicas em momentos importantes.

3. Redução de custos

Há quem diga que “investir em tecnologia é caro”. No entanto, podemos garantir que isso não é uma verdade se a empresa souber fazer o investimento certo.

Imagine uma empresa que preza muito pelo bom atendimento ao cliente e, para isso, contratou diversos atendentes para responder dúvidas e solucionar problemas, muitas vezes, simples. É um investimento interessante, mas também muito alto. Optar por chatbots que respondam aos questionamentos mais básicos, por exemplo, reduziria a necessidade de tantos atendentes e, ainda assim, manteria o padrão e a quantidade de atendimentos.

Mas esse é apenas um dos exemplos de como a tecnologia das empresas podem reduzir os custos. Na verdade, há diversas formas de fazer isso em todas as áreas da empresa, da produção às vendas.

Redução de custos com tecnologia nas empresas. Foto: Jcomp/ Freepik

4. Minimização de erros

“Errar é humano!”. Isso mesmo, a famosa frase clichê que a maioria das pessoas usam quando dão uma mancada é, de fato, uma grande verdade. Nenhum ser humano está preparado para lidar com 100% das situações que podem acontecer e, como consequência, é natural que ocorram erros em alguns momentos.

Mas, embora seja normal, não podemos dizer o mesmo das “máquinas”. Pelo contrário. A tecnologia permite a padronização de procedimentos, simulações no ambiente virtual, realização de tarefas sem necessidade de intervenção humana, monitoramento em tempo real e emissão automática de alertas quando necessário.

5. Fortalecimento da comunicação interna

A comunicação interna de uma empresa também pode ser fortalecida com o uso de tecnologia, especialmente em organizações maiores. E não estamos falando apenas dos famosos grupos de WhatsApp e reuniões virtuais. Estamos nos referindo às dezenas de ferramentas que possibilitam interações estratégicas entre os colaboradores de diversos níveis.

Feedbacks on-line instantâneos, portais corporativos, gerenciadores de projetos, armazenamento em nuvem e plataformas colaborativas são apenas algumas das soluções que a informatização de uma empresa permite para negócios de quaisquer ramos.

6. Vendas personalizadas

Enfim, muitas pessoas não sabem, mas a tecnologia é uma aliada incrível para quem quer aumentar as vendas. E o melhor é que, além de chegar ao público-alvo com mais facilidade, também consegue personalizar ofertas e entregar exatamente o que o cliente precisa fazendo um esforço mínimo.

Plataformas de CRM (Customer Relationship Management ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente) são muito eficazes na aproximação de empresas e potenciais clientes. E quando ela é completa e eficaz, pode oferecer muito mais, incluindo todos os benefícios que citamos acima.

E se você ainda não encontrou a ferramenta perfeita para a sua empresa, a Sys4B pode te ajudar, no Dia da Informática e em qualquer época do ano. Trabalhamos com soluções personalizadas e adaptadas para as necessidades da sua empresa. Certamente, a nossa equipe de especialistas vai encontrar os recursos perfeitos para você. Fale conosco e descubra o jeito certo de alavancar o seu negócio!

Compartilhe:

Por que escolher a Sys4b para implementar Salesforce?

A SYS4B maximiza a potencialidade do CRM Salesforce. Nossa equipe é composta por profissionais e sócios com mais de vinte anos de experiência na implementação de CRM para diversos mercados internacionais.

sales force gold partner copiar